sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Inclusão do aluno surdo no ambiente escolar

Atualmente algumas leis preveem que todas as crianças frequentem escolas regulares e que as mesmas estejam preparadas para recebê-las da melhor forma possível. Neste espaço estaremos debatendo sobre a inclusão do estudante surdo, será mesmo que as escolas estão preparadas ?
Relate aqui o resultado de sua pesquisa.

30 comentários:

  1. Oi, alun@s de Pinhal!!
    Encontrei esse material, achei-o bem apropriado para acrescentar ao tema proposto, Libras. Se interessar, acessem-no. Abraço. Tutora Sandra Soares

    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/10/literatura-em-libras-estimula-inclusao-e-desenvolvimento-de-criancas-surdas.html

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  2. Ola , boa tarde
    Visitei uma escola em Cuiabá-MT e fiz duas entrevistas pela internet com duas colegas professoras , uma do Rio de Janeiro e outra do Rio grande do Sul.

    A Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs, em Osório-RS, tem em seu quadro de estudantes, tem classes especificas dos anos iniciais aos finais do ensino fundamental, acredito que devido a quantidade de alunos as professoras referem esta posição de classes especificas, alguns alunos são oralizados. Muitos alunos sabem a língua dos sinais , apenas os das series iniciais ou novos alunos ainda estão aprendendo, a maioria chega a escola com sinais caseiros e desenvolvem melhor os sinais na escola, alem de Osório os estudantes vem de diversas regiões como Tramandaí, Imbé,...
    As professoras que atuam diretamente com essas turmas tem ampla formação em libras, e ate outros profissionais da escola também tem um certo conhecimento , visto que a escola está constantemente promovendo práticas que visam a aprendizagem da Língua. Aparentemente a escola e comunidade são bem acolhedoras a comunidade surda.

    No colégio Bruno Ostmann em Macaé-RJ, não tem nenhum aluno matriculado porem o município tem uma instituição para atender os alunos que tenham algum tipo de necessidade diferenciada, com total apoio. Na escola tem sim professores com conhecimento de libras mesmo não tendo alunos no momento.

    Escola Estadual Trancredo de Almeida Neves – Cuiabá-MT
    Nesta região as escolas estão aderindo ao sistema de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais em escolas públicas. Existem escolas próprias para estes atendimentos mas que os alunos já estão sendo encaminhados para escolas estaduais regulares. Nesta instituição não há alunos com deficiência auditiva. Em escolas que possuem alunos com essas limitações é disponibilizado pelo sistema de educação um profissional habilitado em libras que repassa em sala de aula o conteúdo que se esta sendo desenvolvido. Sim, as escolas com alunos especiais matriculados contam com a "sala multifuncional" que disponibiliza atendimento, inclusive em contra turno.



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    2. Nosso grupo visitou a EMEF São Francisco de Assis, localizada em Tramandaí. Nesta Escola não há nenhum aluno com deficiência auditiva no momento.
      Obtivemos relatos de que aqui em Tramandaí, no momento não há nenhum aluno com deficiência auditiva incluso na rede pública. Mas uma Escola Estadual do município já recebeu alunos com deficiência auditiva que já se formaram no Ensino Médio.
      Após debatermos este assunto no grupo, ficamos em dúvida se não há alunos com essa deficiência na região ou se existem esses alunos e eles não estão inclusos na Escola. Sabemos que o poder público deve prover vagas nas escolas para alunos com deficiências garantindo assim o acesso a aprendizagem. Mas muitos questionamentos ainda envolvem esta questão. Desde a que maneira o poder público garante esse acesso até questionamentos sobre o preparo das Escolas e professores para receber este aluno. Achamos que este é o ponto principal deste tema. Pois se a sociedade, a Escola e os professores não estiverem preparados esta inclusão não trará os resultados esperados.
      Grupo de Tramandaí - Componentes: Ana Paula Pedro, Cláudia Oliveira da Rosa, Gelson Lima da Silva e Roberta dos Santos Capra.

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    3. Boa Tarde, Luiz!
      Sua tarefa demonstra o seu interesse em realizá-la. Parabéns!
      Podemos perceber que as escolas apresentam características próprias, em as vezes mais incentivo com profissionais qualificados e em outras situações nem tanto.
      Gostaria que comentasse sua opinião sobre as ações do poder público, você acha que tem garantido condições de acesso e aprendizagem aos alunos surdos?
      Abraços, Lisiane (Tutora a distância)

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  3. Boa tarde: Ana Paula Pedro, Cláudia Oliveira da Rosa, Gelson Lima da Silva e Roberta dos Santos Capra!
    Embora na cidade de você não tenha escolas com alunos surdo inseridos, percebo que vocês debateram sobre o tema.
    Na cidade também não há escolas específicas para atender alunos surdos?
    Vocês acham que os professores estão preparados para atender alunos surdos?
    Abraços, Lisiane (Tutora a distância)

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    1. Olá Lisiane, aqui no nosso município não há escolas específicas para atender alunos surdos. Somente em município vizinho existe uma escola específica.
      Mas achamos que os professores da rede pública não estão preparados ainda para atender estes alunos, pois não há formação específica para atender alunos especiais.

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    2. Olá em nosso município não há escolas especificas para atender alunos surdos, porém tem um projeto no município de Tramandai que se chama CAPE, centro de atendimento preventivo ao educando, é um projeto voltado ao atendimento de alunos portadores de necessidades educativas especiais. O C.A.P.E. está centrado nos atendimentos aos seguintes casos: de deficiência visual e auditiva, defasagem de aprendizado, problemas de relacionamento interpessoal e comportamental, projetos voltados à motivação e auto-estima tanto dos discentes como dos docentes; prevenção às dificuldades de fala e audição, entre os profissionais que fazem parte do projeto tem uma professora com formação em libras.
      Cláudia Oliveira da Rosa

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  4. Boa noite,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Luiz,
    Na escola do Rio Grande do Sul onde as professoras tem ampla formação em Libras, há também um professor surdo?

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  5. Boa noite,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Roberta,
    Realmente se a sociedade, a escola e os professores não estiverem preparados à inclusão não irá acontecer efetivamente. Com certeza esta “preparação” já deveria ter começado a ocorrer, ou seja, os surdos estão a cada dia ocupando novos espaços na sociedade, e o ensino da Libras não tem acompanhado na mesma proporção esta expansão.

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    1. Realmente professora Rúbia, achei muito forte,os relatos que colhemos, pois é inadmissível nossas escolas no Brasil,não comportar de forma racional esses assuntos,também o fato de as escolas não terem acessibilidade ,rampas,placas em brailes,gravações.etc,várias formas indicativas, para facilitar a vida,desses alunos.

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  6. ALUNAS: Chaiane Aparecida de Souza, Janaina Francisco, Sandra Conceição Ferreira Inácio.


    A deficiência auditiva na região em que moramos.
    Na região de Palmares do sul e Capivari do sul não há escolas com atendimento específico para surdos, pois as mesmas não têm alunos com deficiência auditiva. Nas escolas destes municípios não há alunos com deficiência auditiva.
    Na atualidade se estes municípios tivessem alunos com deficiência auditiva teria que contratar um interprete de LIBRAS e se preparar para dar o suporte necessário a estes alunos, pois hoje em dia os municípios não tem o suporte necessário para realizar a inclusão deste aluno ao meio escolar.
    Normalmente boa parte dos professores tem alguma noção de LIBRAS, porém somente o necessário, o que se aprende no decorrer da faculdade. Para trabalhar diariamente com alunos deficientes auditivos as escolas não tem profissionais habilitados.
    O poder público assegura às condições de acesso a aprendizagem aos alunos surdos, através das leis e constituição federal, porém entre o papel e a execução das leis há uma longa distancia a percorrer.
    O nosso grupo conhece somente a APAE que é localizada na cidade de Osório, onde atende alunos com variados tipos de deficiências, inclusive os surdos.
    Um fato verídico: Uma colega do nosso grupo presenciou uma situação que ocorreu em uma faculdade privada do litoral norte, onde dois colegas dela eram deficientes surdos mudo, e mesmo que a faculdade ofertasse um professor de LIBRAS eles não conseguiram prosseguir no curso, pois os professores do curso de matemática não sabiam LIBRAS e não tinham paciência com os alunos.

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  8. ALUNAS: Chaiane Aparecida de Souza, Janaina Francisco, Sandra Conceição Ferreira Inácio.

    Embora vocês tenham feito uma postagem a partir da proposta da pesquisa. Pelo que percebo vocês não chegaram a ir a uma instituição do município para realizá-la pois não descreveram dados fundamentais como o local onde realizaram a pesquisa.
    Baseado em que vocês fazem a afirmação "Normalmente boa parte dos professores tem alguma noção de LIBRAS, porém somente o necessário, o que se aprende no decorrer da faculdade. " Vocês analisaram outras faculdades, será que realmente existe ou existia o estudo de Libras mas demais faculdades de nosso País?
    O que vocês acham sobre o comportamento destes professores da faculdade privada? Qual seria a posição de vocês diante desta situação, como professoras, ou como colegas destes estudantes? Os alunos não prosseguiram no curso? Onde está o poder público?
    Abraços
    Fabiane Harter (tutora à distância)

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    1. Professora a pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Marques Lopes, localizada no município de Palmares do Sul.
      Na escola há inclusão de alunos surdos, porém não tem este publico na comunidade escolar. Na região de Palmares do Sul não tem escolas devidamente habilitada para trabalhar com alunos surdos. Quando ocorre de ter alunos surdos, a instituição os encaminha para o Centro de Atendimento de Educação Especial na sede do município o “CAEE”.
      Há duas professoras na escola que direcionam o seu atendimento para a educação especial, como a Síndrome de Down, autismo e LIBRAS.
      Através do poder publico municipal há ofertas de cursos de capacitação, através de seminários, reuniões e cursos com os municípios que possuem mais experiência em educação especial.

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  9. Olá Pessoal,

    Para cada trabalho, é importante acrescentar uma nova postagem no blog, assim irá facilitar a discussão por grupos. Foi disponibilizado no Fórum de Notícias (moodle) um roteiro orientando de como fazer uma nova publicação.

    Converse com a Tutora Presencial, ela pode lhe auxiliar nesta tarefa.

    Qualquer coisa estou a disposição luiztutor@gmail.com

    Até mais,
    Luiz

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  10. Olá Chaiane Aparecida de Souza, Janaina Francisco, Sandra Conceição Ferreira Inácio.
    Sou o tutor a distância Thiago Tavares.
    Durante o texto, vocês utilizam as seguintes nomenclaturas: deficiência auditiva, surdos, deficientes surdos mudo.
    Gostaria de saber se vocês chegaram a pesquisar sobre essas definições? O que querem dizer? Se aplicam no contexto utilizado?

    Aguardo respostas...
    Abraços

    Thiago Tavares Borchardt
    Tutor a Distância

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    1. Professor, nós realmente não pesquisamos sobre as definições utilizadas no texto, porém com a sua observação conseguimos notar as diferenças de significado de cada definição utilizada no texto.
      Deficiência auditiva (também conhecida como hipoacusia ou surdez) é a perda parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças.
      Surdez, prejuízo auditivo ou perda auditiva é uma inabilidade total ou parcial de ouvir. É causada por diferentes fatores, como idade, ruídos, doenças, intoxicações, traumas físicos, etc.
      Surdos oralizados são surdos congênitos ou adquiridos que utilizam qualquer língua oral para se comunicar, na modalidade oral, oro-facial, também denominada de leitura labial e/ou leitura e escrita.
      A denominação abrange os surdos que sabem ler, escrever e falar fluentemente e os surdos que sabem ler e escrever, mas não são fluentes na fala, os ensurdecidos e os surdos na terceira idade. O denominador comum deste grupo é, em primeiro lugar, o uso da língua oral como meio de comunicação em todas as suas formas.

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  11. Olá, Boa tarde!! Nosso grupo, Eu Cristina, Eunice ,Letícia, Amarildo e Amanda .fizemos uma pesquisa, num centro de assistência social, e no entorno,Descobrimos, que existem jovens que não cursaram a escola ,porque não haviam métodos de ensino para esses alunos especiais, neste caso deficientes auditivos. Hoje já existem acompanhamentos de professores, na Escola Calliu Allen de Balneário Pinhal. e outras. Também conversei com uma deficiente Visual que é acompanhada por uma professora em uma sala especial. também tem uma condução da prefeitura, e responsáveis por levar a aluna até em casa. Entrevistamos , uma mãe que também tem um filho com deficiência auditiva,e a criança enfrenta preconceitos, em relação a sua própria condição, acho que deveriam ser acompanhados por um psicólogos, a mãe também não aceita muito o fato, deveria ter um acompanhamento psicológico juntos,.pois não aceitam bem o fato, e não se esforçam para desenvolver outros recursos. Achei muito perturbador esse fato, até conversei e pedi que ela repensasse no caso com mais tranquilidade, afinal as escolas já trabalham com alunos com necessidades especias.

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  12. Olá pessoal!
    Durante meu 1° estágio na escola E.M.E.F.Calil Miguel Allem, em Balneário Pinhal, que foi nossa escola escolhida para a entrevista, pude presenciar essas condições em que passam os deficientes, acho que além do abandono pelos professores que não dão a atenção que merecem ainda sofrem todos os tipos de chacotas pelos colegas, estes que na verdade deveriam ajudar exercendo um senso mínimo de humanidade, afinal uma deficiência pode ou poderia acontecer com qualquer pessoa, eles são EXATAMENTE como nós.

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    1. letícia, é incrível ainda poder ver essa discriminação com esses alunos com deficiência, ainda existe sim um grande abandono, infelizmente, sempre vai existir isso, são poucos profissionais que gostam e tem especialização pra trabalhar com esses alunos.

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  13. Andriele de Oliveira Ferreira
    Bom, a escola que estou fazendo a regência tem professores que trabalham com alunos surdos e outros tipos de deficiência, mas no momento não tinha nenhum aluno com esse problema. A escola esta acessível para receber qualquer tipo de aluno, conta com uma bom quadro de profissionais que gostam e são preparados pra trabalhar com esses alunos.

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  14. Olá Cristina, Eunice ,Letícia, Amarildo e Amanda tudo bem?
    Gostei muito da postagem de vocês, realmente muito interessante.
    Durante a publicação de vocês há a seguinte frase ''a mãe também não aceita muito o fato'', gostaria de saber quais motivos levaram vocês a chegar nessa conclusão?
    Será que apenas um psicólogo poderia ajudar essa família?
    Thiago Tavares
    Tutor a Distância

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  15. Oi Leticia Ferreira tudo bem?
    Gostaria de saber, na tua opinião, por que os professores abandonam os alunos deficientes ou aqueles com alguma dificuldade?
    E ainda, como poderíamos extinguir essas chacotas em nossas salas de aula?

    Aguardo respostas e comentários...
    Thiago Tavares
    Tutor a Distância

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  16. Oi Andriele de Oliveira Ferreira tudo bem?
    Após a leitura da tua postagem, fiquei com duas dúvidas...
    Qual o nome da escola? Qual a formação específica desses profissionais preparados para trabalhar com esses alunos?

    Aguardo respostas e comentários.
    Thiago Tavares
    Tutor a Distância

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    1. Professor no momento não tem alunos com esse problema na escola, e nem profissionais com currículo nessa área, A Diretora me falou que os Profissionais que trabalham na escola ( professores) eles são formados em licenciatura e alguns fizeram pós graduação, mas não necessariamente nessa área, mas tem Professores que ja trabalharam com esse tipo de aluno e ja tem uma vasta experiência nessa área, essa preparação que estou dizendo é que ja trabalharam com alunos surdos, e então ja tiveram experiência e gostaram, mas não em currículo, e atualmente eles trabalham com outros tipos de alunos com dificuldades, os professores apenas tem disposição e vontade de poder estar ajudando esses alunos. A escola é em Cidreira, Escola Municipal de Ensino fundamental Marcílio Dias, é onde faço meu estágio.

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    2. Desculpe esqueci de colocar os participantes.
      Participantes do grupo Andriele ferreira, luiz felipe, Jamile Conde

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  17. Olá Sandra Conceição Ferreira Inácio, Janaina Franscisco e Chaiane Aparecida de Souza. Tentem postar o trabalho aqui na resposta.
    Qualquer dúvida entrem em contato thiago.tavares.tutor@gmail.com

    Abraço

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