sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Geometria Analítica

Alunas: Chaiane Aparecida de Souza, Janaina Francisco, Sandra Conceição Ferreira Inacio.

Balneário Pinhal. 

  Geometria Analítica

Ao estudar a Geometria analítica, conhecemos várias formas de compreendê-la, representa-la e a identificar no cotidiano, pois tudo que esta em nossa volta tem geometria envolvida. 
Na atualidade existem inúmeras ferramentas para estudar esta área da matemática que é tão vasta e complexa, com o acesso a informática é possível encontrar vários softwares que facilitam a aprendizagem sobre a geometria analítica. 
Por exemplo, o site http://www.skoool.pt/content/los/maths/cartesian/launch.html ensina as coordenadas em um plano cartesiano explicando passo a passo o eixo das abcissas e coordenadas, todos com exemplos, em forma de vídeo. Logo após é permitido realizar um teste de conhecimento dos mesmos, onde oferece dicas de resolução caso a resposta não esteja correta.
 

Neste link: https://www. youtube.com/watch?v=1v88ziWM9QA podemos assistir um vídeo sobre o plano cartesiano e nele conta uma pequena história sobre a geometria analítica e, além disso, mostra como resolver um problema sobre coordenadas.



                                          



E ainda neste link:  http://www.skoool.pt/content/sims/maths/Co-ordinates/launch.html uma sugestão do jogo batalha naval, esse é um jogo que trabalha bem claramente os eixos cartesianos.
 

No site http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_geometria.php. É possível encontrar vários softwares sobre geometria analítica, uns mais conhecidos e fáceis de utilizar outros nem tanto. No decorrer dos eixos do CLMD nós utilizamos alguns softwares como o Geogebra, S-LOGO e o Sketchup.
      

 
   
Referências bibliográficas:

Skoool. pt. Plano Cartesiano. Disponível em: http://www.skoool.pt/content/los/maths/cartesian/launch.html. Acesso em 06 de dezembro de 2013. 

Youtube. Tesouro Cartesiano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1v88ziWM9QA. Acesso em 06 de dezembro de 2013.

Skoool. pt. Coordenadas. Disponível em:  http://www.skoool.pt/content/sims/maths/Co-ordinates/launch.html. Acesso em 06 de dezembro de 2013.

Edumatec. Educação Matemática e tecnologia informática. Disponível em: http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_geometria.php . Acesso em: 06 de dezembro de 2013.
 

14 comentários:

  1. Olá meninas tudo bem?
    Parabéns pelo trabalho, realmente bem completo e muito bem referenciado.
    Vamos as minhas contribuições....
    Primeiro sobre o site skoool, a primeira vista achei que era apenas uma vídeo aula mais bonitinha, mas entrando no site, observei que é uma grande rede de informações e aulas contextualizadas, inclusive em português. Achei o site muito bom.
    O vídeo com os dois atores mirins é genial, porém é para quem já possui o conteúdo de geometria bem esclarecido.
    E a batalha naval é um ótimo software para introduzir o assunto de localização de pontos.
    Bom, acredito que para uma didática iniciaríamos com a batalha naval, após a aula do site skoool, mais alguns conteúdos e terminaríamos com o desafio proposto pelo vídeo.

    Bom meninas, gostaria de saber como vocês chegaram nesses links (em cada um deles), se algum deles ajudou vocês a entenderem melhor algum conceito e se vocês irão utilizá-los nas suas práticas de professores?

    Aguardo respostas e comentários.
    Mais uma vez, parabéns pela ótima postagem.
    Abraço
    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutor Thiago, eu gosto bastante deste site Skoool, ele tem em outros idiomas também, mais a versão Skoool Brasil e a Skoool Portugal são as que eu mais utilizo como auxilio para meus estudos, basicamente eles são bastante parecidos.
      Com certeza eu utilizarei com meu alunos, pois da mesma forma que esse site me auxilia na hora de estudar também poderá auxiliar meus alunos.

      Excluir
  2. Olá, professor nós achamos alguns links através do GOOGLE e outros através das atividades propostas pela UFPEL. Para mim eles serviram sim para melhorar alguns conceitos geométricos que ainda não estavam claros, acredito até que se os conhecesse antes, eles poderiam ajudar e muito na prova presencial que realizamos. Como professor utilizaria estes materiais sim em sala de aula, até porque as novas gerações de alunos não são adeptas a livros, então o quanto mais diversificarmos as aulas, melhor será os resultados.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito importante o uso de softwares no ensino da Geometria Analítica, assim facilitando o entendimento do conteúdo, e também tornando as aulas mais atrativas pra os alunos.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas....
    É meio que um consenso, quase um discurso inquestionável, que tecnologia em sala de aula é bom.
    Queria saber de vocês, enquanto professores(as), se utilizariam um software para introduzir um assunto e depois o conteúdo propriamente dito, ou trabalhariam o conteúdo primeiro e o software depois para ilustrar o que foi visto?
    Caso tenham alguma outra didática, também gostaria de saber...
    Parabéns pelos comentários.
    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, professor!!
      Eu faria da seguinte forma. Falaria o conteúdo a ser trabalhado e pediria que os alunos pesquisassem sobre o assunto e trouxesse para a próxima aula, assim juntamos todas as pesquisas e mais o conteúdo a ser trabalhado em sala, após apresento softwares sobre o conteúdo estudado.

      Excluir
    2. Olá Tutor Thiago, eu utilizaria o software como forma de apresentação do conteúdo e após eu partiria para o assunto propriamente dito. Durante o ECS I e II eu aprendi que primeiro apresentando (introduzindo) o conteúdo na forma de material manipulativo, jogos, sites, etc, para depois aprofundar e consolidar o conteúdo ajuda o aluno a entender melhor. Essa é uma didática que acredito dar certo.

      Excluir
    3. Thiago, tudo bem? Como a colega Chaiane respondeu, encontramos estes softwares através do google, nos reunimos todas juntas para a pesquisa e estudo do blog.

      Excluir
  5. Olá, gostei muito dos vídeos de vocês, o plano cartesiano, com localização do tesouro foi o que mais gostei, ja tinha visto na internet, mas não sabia como fazer. Ficou muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Professor...
    Eu primeiramente ensinaria o conteúdo ao aluno e usaria os softwares como auxilio na construção de conhecimento, tornando a aula um pouco mais divertida e diversificada, fazendo com que exista interação entre os alunos.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal..
    Queria saber se alguma de vocês utilizou alguma tecnologia na sala de aula em algum estágio? Se sim, queria saber qual foi e como se deu a atividade.
    Aguardo respostas...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!! Professor não utilizei nenhuma tecnologia, pois a escola esta com o laboratório de informatica desativado. Por isso tentei utilizar os materiais disponíveis que não envolvam tecnologia, como materiais concretos, jogos, livros etc.

      Excluir
  8. Bem completo o trabalho de vocês, o jogo de batalha naval é bem interessante com geometria, se lembram que já usamos esse mesmo jogo para trabalhar com raios em sala de aula, faz um tempo...

    ResponderExcluir
  9. Oi Leticia Ferreira, poderias trazer um relato sobre essa atividade para nós?
    Aguardo resposta

    Abraço
    Thiago

    ResponderExcluir